A primeira reunião do ano com os membros do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região do São Patrício (CIDERSP) ocorreu na manha de segunda-feira (13), no auditório do CHPT (Hospital São Pio X), em Ceres. Liderados pela prefeita de Ceres e presidente do CIDERSP, Inês Brito, os consorciados abordaram vários assuntos relevantes ao processo de criação do consorcio e também ouve a aprovação da ata da assembleia geral do ultimo dia sete de dezembro de 2013, realizada em Itapauranga. O objetivo do Consorcio é cortar gastos e dar destinação correta ao lixo, sem prejudicar o meio ambiente. Lembrando também que a criação do consorcio é uma determinação de legislação federal, que prevê que a partir de 2014 serão proibidos os chamados lixões.

Estavam presentes na reunião os prefeitos de Rubiataba (Jakes de Paula), Rialma (Janduhy Diniz), Ipiranga de Goias (Enilton José de Souza), São Patrício (João Eustáquio), Nova Gloria (José Antonio Duarte – Irmão Binga), Nova América (Eurípides Miguel Manso). Além dos secretários de Meio Ambiente das cidades de Rianápolis, Carmo do Rio Verde, Itapuranga, Ceres, Faina, Rialma, Guaraíta, Ipiranga de Goias, Nova América, Jaraguá, Rubiataba. A reunião serviu também para tratar de assuntos relativos ao Plano de Macrorregionalização para operacionalização dos Aterros Sanitários através do Instituto Vida e a homologacão da desistência dos municípios de Campos Verdes, Itaguaru, Santa Isabel, Uirapuru e Vila Propicio, conforme Art. 5º do Estatuto do CIDERSP-GO.

Dentre os vários temas tratados na pauta do dia, destaque para os encaminhamentos sobre adimplencia e inadimplência do Contrato de Rateio Administrativo/2013 e Contrato de Rateio para Elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos/2013, entre outros.